sexta-feira, 8 de março de 2013

Dia 8 de março dia internacional da mulher, mas....VOCÊ SABE O PORQUE?



No Dia 8 de março são compartilhadas mensagens de carinhos, mulheres são levadas para jantar fora, ganham presentes, elogios e parabéns. Mas na verdade, você sabe o verdadeiro significado do dia 08 de março "O dia Internacional das Mulheres"?
Em 1857 operárias de uma fábrica de tecidos, fizeram uma grande greve, para ser precisa no dia 08 de março de 1857. Estas mulheres tomaram a fabrica e iniciaram uma manifestação por melhores condições de trabalho e outros, tais como a igualdade de salario(as mulheres na época as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e redução do horário do expediente para 10 horas( o horário que as fabricas exigiam na época era de no minimo 16 horas).
A manifestação não foi vista com bons olhos e as mulheres foram reprimidas com grande violência  sendo trancadas na fabrica que foi incendiada posteriormente. 
Foram carbonizadas aproximadamente 130 mulheres em um ato desumano e covarde.
Depois de longas décadas foi decidido no ano de 1975 pela ONU que o dia 08 de março seria a data que homenagearia as bravas guerreiras que morrem naquele incêndio na fabrica em 1857. 
Bem diferente né? Hoje estamos vivendo em uma data totalmente comercial, onde o valor do dinheiro é maior do que o simbolismo de uma data especial outro bom exemplo para isso é a "Pascoa" que o seu significado vai muito além dos seus ovos de chocolate e bolos em formato de pomba.
Hoje parabenizo as mulheres de fibra que lutam com unhas e dentes por em espaço no mercado de trabalho e batalham para educar os seus filhos, muitas vezes sozinha. Parabéns as mulheres que como estas que morreram em 1857 são guerreiras, matando por aí  não só um, mas vários leões por dia, para sobreviver neste mundo ainda tão machista e injusto.

0 comentários:

Postar um comentário